← Back to portfolio

3 dicas para economizar no seu casamento

Quando somos crianças é normal sonhar com o mínimo esperado (especialmente nós, mulheres), mas nessa época não é como mensurar ou quanto custa um casamento na vida real.

Só então, na vida adulta e lidando com coisas de adultos, como o financiamento estudantil e a compra de um carro, por exemplo, quem é o melhor a usar o verdadeiro custo de uma cerimônia de casamento, e isso costuma ser usado como as expectativas .

E começar a vida a dois após uma dívida imensa, não é a forma mais romântica de começar um casamento. Então, quer saber como economizar para o grande dia e ganhar dinheiro? Continue lendo esse post, com dicas e sugestões para esse momento tão especial.

Planejando o grande dia

Planejar um casamento não é uma tarefa fácil. Todos, desde os pais até o organizador da festa, podem ter opiniões diferentes em relação ao grande dia.

O significado do casamento é celebrar o amor e compromisso com a pessoa que você ama. Mas, por mais emocionante e significativo que seja, esse momento também pode ser estressante.

E isso pode ser difícil de entender, porque existe uma expectativa de que esse será o momento mais lindo e mais perfeito de toda uma vida.

A melhor maneira de começar um planejamento, é definindo o tamanho da festa, a quantidade de convidados e principalmente o limite máximo do orçamento.

Pode ser um pouco intimidador lidar com todas as questões que um planejamento exige, mas o melhor a fazer é aceitar que existem desafios e que é preciso lidar com cada um deles.

Se não está nos planos a contratação de um cerimonialista, vocês vão precisar ser extremamente organizados. A boa notícia é que existem maneiras de se planejar um casamento quando o orçamento não permite a contratação de um profissional.

Organizando o orçamento para o grande dia

Você até pode ter uma ideia do quanto espera gastar com o casamento, mas reservar um tempo para listar todos os custos e definir um orçamento pode ser uma boa maneira de saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

Defina um limite de gastos, liste tudo que é essencial, seguindo uma ordem de prioridades e calcule o quanto será gasto em cada um deles:

  • Local da cerimônia e da festa;
  • Trajes dos noivos;
  • Decoração;
  • Buffet;
  • Fotógrafos;
  • Banda ou DJ;
  • Fornecedores em geral.

Em seguida, liste os extras indispensáveis, como: flores, bolo de casamento e o transporte da noiva.

Nesse momento, você deve estar vendo com mais clareza até que ponto o seu orçamento pode ser estender e o que pode ser reduzido.

Para ajudar a gerenciar e facilitar todo o processo, o casal pode e deve fazer uso de aplicativos, como por exemplo:

  • Calculadora de casamentos;
  • App: Tô Casando: Organize seu Casamento;
  • App: Casamentos.com.br;
  • App: MyWeb - Organizador de Casamento para noivas.

Essas ferramentas vão ajudá-los a minimizar o esforço em coisas que não são tão importantes, ao mesmo tempo em que garante que seu casamento ainda tenha o estilo de vocês.

A lista de convidados

Não é fácil celebrar um momento tão especial, tendo que cortar algumas pessoas da lista de convidados. Mas essa é uma forma fácil de reduzir custos, se o orçamento estiver apertado.

Vocês podem tirar da lista aqueles parentes com quem dificilmente mantém contato, podem riscar também os colegas de trabalho, convidando apenas aqueles que vocês fazem questão da presença.

Quanto aos convites, você pode escolher enviá-los por e-mail e pagar apenas pelo design. Mas, se optar por convites impressos, escolha um modelo minimalista e clean, que costuma ser elegante e mais acessível.

Esse tipo de redução é considerável, já que vai reduzir também o número de convites, a quantidade de mesas e cadeiras, além do custo do buffet.

Finalmente a cerimônia e a festa

Pesquise e escolha um período que não tenha grande procura. Casar pertinho do Natal? Nem pensar! A não ser que queira gastar fortunas. O mês ideal para quem não dispõe de um grande orçamento, é janeiro.

Como é o mês menos procurado para festas de casamento, então é mais fácil de encontrar buffets e igrejas com datas. Nesse mesmo período as empresas de decoração costumam oferecer ótimos descontos.

E se escolher casar em dias da semana, a economia será muito maior. Isso porque a maioria dos buffets e fornecedores costumam trabalhar compacotes promocionais de 2ª a 5ª feira.

E para quem não dispensa flores da decoração, misturá-las com folhasgens verdes e secas permanentes muito o custo e ainda foge da mesmice, dando um toque rústico e autêntico à decoração do ambiente.

Na família ou entre os amigos tem um fotógrafo profissional? Então, converse com essa pessoa e sugira que ao fazer a compra um presente de casamento, ela presenteie vocês com uma sessão de fotos do casamento. Além de poupar dinheiro, o serviço será feito por alguém que você conhece e confia.

Para finalizar, quero deixar uma dica super válida:

  • Na sua cidade, busque por eventos como a Feira de Noiva, Expo Noivas e outras feiras voltadas para esse dia tão especial. Nesses eventos, os fornecedores da região fazem contábil e degustações de seus produtos e serviços, além de darem descontos aos noivos que estiveram no evento.


Planejar um casamento, é sobre conhecer suas prioridades e usar o seu dinheiro com sabedoria.

Você, já viveu uma experiência de planejar o seu casamento ou o de alguém? Compartilha com a gente como foi esse momento.